Os colaboradores que vão atuar na Maratona Salvador, que acontece no domingo (24), a partir das 5h, no Parque dos Ventos, na orla da Boca do Rio, vão passar neste sábado (16) por um treinamento de primeiros socorros promovido pela Vitalmed, empresa responsável pela proteção médica durante a prova.
O curso acontece a partir das 13h na loja da Maratona, localizada no piso L3 do Shopping da Bahia, e será destinado exclusivamente para o staff da prova. Serão 400 pessoas treinadas para que possam prestar primeiros socorros a todos os atletas. A atividade vai abordar avaliação do cenário, reconhecimento de parada cardiorrespiratória, como realizar a compressão cardíaca, usar o desfibrilador externo automático (DEA), identificar os tipos de ferimentos, classificar fraturas, fazer imobilizações e bandagens.
A maratona, promovida pela Prefeitura através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), chega à sua 5ª edição em 2023. Segundo Isaac Edington, presidente da Saltur, “um evento do porte da Maratona de Salvador requer cuidado em todos os pontos de sua realização e nosso planejamento vem ano a ano cheio de inovação. Uma delas será essa capacitação e treinamento de primeiros socorros em parceria com a Vitamed, dada aos 400 colaboradores que teremos em toda a prova, ao longo de todo o percurso”, disse.
“Será um treinamento grandioso, envolvendo todo o pessoal de apoio da corrida, e ficamos honrados em participar. A Vitalmed faz 30 anos e já realizamos milhares de cursos de primeiros socorros com empresas, escolas, corridas, mas é a primeira vez que realizamos uma capacitação para toda a equipe do evento. Nossa participação na Maratona Salvador converge com nosso propósito: cuidar e salvar vidas”, comentou João Carlos Lacerda, executivo de negócios do Grupo Vitalmed.
A Maratona Salvador vai contar com unidades móveis de suporte avançado de vida, além de postos médicos e equipe qualificada da Vitalmed para garantir a proteção de todos. Os atletas vão correr percursos que variam entre 42Km, 21Km, 10Km e 5Km. As pessoas com deficiência (PCD) poderão fazer os circuitos de 21k e 42k com cadeira tradicional, cadeira triciclo e PCD em geral.
Os vencedores levarão prêmios individuais de até R$ 25 mil – este é o valor para os vencedores das provas de 42 km masculino/feminino na modalidade elite. Serão contemplados do primeiro ao quinto lugar em todas as categorias. As pessoas com deficiência inscritas na competição também terão premiação especial nas modalidades 42 km e 21 km. Todos os valores podem ser conferidos no site da Maratona Salvador.