terça-feira 3 de dezembro de 2024
A promotora Cristina Seixas e o gerente de SSMA da Braskem Luiz Cláudio Sarmento Lyrio durante o evento - Foto: Divulgação | Cofic
Home / NOTÍCIAS / Cofic premia a Braskem por excelência nos processos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente
domingo 13 de novembro de 2022 às 18:37h

Cofic premia a Braskem por excelência nos processos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente

NOTÍCIAS, RMS


A Braskem recebeu o Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – Prêmio Polo SSMA na categoria Ouro Excelência. A premiação foi entregue para as unidades da companhia na Bahia, na última quinta-feira (10) durante o II Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, promovido pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). De acordo com o Cofic, o prêmio, que realizou rigorosa auditoria nas indústrias do Polo de Camaçari, busca estimular a adoção de boas práticas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) nas empresas do Polo, além de permitir a avaliação dos processos e indicação de possíveis melhorias.

Para o diretor industrial da Braskem Carlos Alfano, a premiação contribui para manutenção das boas práticas na empresa. “Receber esse prêmio é uma honra, pois reforça que estamos no caminho certo. Além disso, participar da robusta auditoria que é conduzida antes da premiação também é uma oportunidade de aperfeiçoar nossos padrões de SSMA, mantendo um cuidadoso registro de nossas práticas e procedimentos, incluindo treinamentos e análise crítica dos nossos processos. Isso enriquece e aprimora nosso trabalho”.

Além da Braskem, a Deten Química, Oxiteno, EMCA, Oleoquímica, Unigel Proquigel Candeias, Unigel CBE CAM AN (antiga Acrinor) e Unigel – CBE CAM SN (antiga EDN) também foram premiadas nessa categoria. A Cetrel e a DAC – Distribuidora de Águas de Camaçari conquistaram o prêmio na categoria Ouro 5 estrelas, a Continental Pneus na prata e a Kordsa e Tenenge na bronze.

Palestras – A jornada da Braskem de fortalecimento da economia circular e os projetos sociais apoiados pela companhia para despertar uma consciência ambiental nas comunidades próximas as suas operações na Bahia foram destaques no seminário. O evento reuniu experiências sobre as inovações tecnológicas e sustentáveis nas áreas de recursos hídricos, solo, gestão, energia e descarbonização.

A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, apresentou os resultados dos projetos Ser+, Braskem recicla, Casa So+ma, Corais de Maré, Edukatu e Plastitroque que ajudam a fortalecer a cadeia da reciclagem no estado. “Por meio da educação, da inovação e do empreendedorismo, seguimos empenhados em reforçar o conceito de economia circular nas comunidades vizinhas a nossa área de atuação, demonstrando os impactos positivos da adoção de hábitos, como descarte correto de resíduos, e da reciclagem no desenvolvimento sustentável”, explica Magnólia, ressaltando que a empresa investiu, nos últimos dois anos, R$ 9,1 milhões em projetos socioambientais em Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Simões Filho e Salvador.

Os investimentos sociais também estão alinhados com o compromisso assumido pela Braskem em 2018 de promoção da economia circular. Durante o seminário, Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul, apresentou a jornada que a companhia está percorrendo para alcançar a meta de ampliar o portfólio de produtos com conteúdo reciclado para atingir 300 mil toneladas até 2025 e 1 milhão de toneladas até 2030, além de evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros ou descartados no meio ambiente.

Veja também

Projeção do governo de alta de 3,3% do PIB no ano deve ser revisada para cima, diz Fazenda

Com um dado de Produto Interno Bruto (PIB) vindo dentro do esperado, em 0,9% no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!