A Braskem recebeu o Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – Prêmio Polo SSMA na categoria Ouro Excelência. A premiação foi entregue para as unidades da companhia na Bahia, na última quinta-feira (10) durante o II Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, promovido pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). De acordo com o Cofic, o prêmio, que realizou rigorosa auditoria nas indústrias do Polo de Camaçari, busca estimular a adoção de boas práticas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) nas empresas do Polo, além de permitir a avaliação dos processos e indicação de possíveis melhorias.
Para o diretor industrial da Braskem Carlos Alfano, a premiação contribui para manutenção das boas práticas na empresa. “Receber esse prêmio é uma honra, pois reforça que estamos no caminho certo. Além disso, participar da robusta auditoria que é conduzida antes da premiação também é uma oportunidade de aperfeiçoar nossos padrões de SSMA, mantendo um cuidadoso registro de nossas práticas e procedimentos, incluindo treinamentos e análise crítica dos nossos processos. Isso enriquece e aprimora nosso trabalho”.
Além da Braskem, a Deten Química, Oxiteno, EMCA, Oleoquímica, Unigel Proquigel Candeias, Unigel CBE CAM AN (antiga Acrinor) e Unigel – CBE CAM SN (antiga EDN) também foram premiadas nessa categoria. A Cetrel e a DAC – Distribuidora de Águas de Camaçari conquistaram o prêmio na categoria Ouro 5 estrelas, a Continental Pneus na prata e a Kordsa e Tenenge na bronze.
Palestras – A jornada da Braskem de fortalecimento da economia circular e os projetos sociais apoiados pela companhia para despertar uma consciência ambiental nas comunidades próximas as suas operações na Bahia foram destaques no seminário. O evento reuniu experiências sobre as inovações tecnológicas e sustentáveis nas áreas de recursos hídricos, solo, gestão, energia e descarbonização.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, apresentou os resultados dos projetos Ser+, Braskem recicla, Casa So+ma, Corais de Maré, Edukatu e Plastitroque que ajudam a fortalecer a cadeia da reciclagem no estado. “Por meio da educação, da inovação e do empreendedorismo, seguimos empenhados em reforçar o conceito de economia circular nas comunidades vizinhas a nossa área de atuação, demonstrando os impactos positivos da adoção de hábitos, como descarte correto de resíduos, e da reciclagem no desenvolvimento sustentável”, explica Magnólia, ressaltando que a empresa investiu, nos últimos dois anos, R$ 9,1 milhões em projetos socioambientais em Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Simões Filho e Salvador.
Os investimentos sociais também estão alinhados com o compromisso assumido pela Braskem em 2018 de promoção da economia circular. Durante o seminário, Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul, apresentou a jornada que a companhia está percorrendo para alcançar a meta de ampliar o portfólio de produtos com conteúdo reciclado para atingir 300 mil toneladas até 2025 e 1 milhão de toneladas até 2030, além de evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros ou descartados no meio ambiente.