A Neoenergia Coelba anunciou investimento de R$ 5,5 bilhões em obras de melhoria e modernização da rede elétrica que atende a região da Chapada Diamantina, até 2027. Serão construídas seis novas subestações e ampliadas outras 11, além instaladas de 750km de linhas de alta e média tensão. Os empreendimentos injetarão 245 MVA de potência no sistema elétrico, proporcionando mais energia para o desenvolvimento socioeconômico da Chapada Diamantina.
“A Chapada Diamantina é uma região estratégica para a economia baiana pelo seu potencial turístico e agronegócio. Sabendo da importância da energia para estas atividades, estamos realizando um investimento bilionário para entregar uma energia de qualidade aos produtores, comerciantes e moradores da região”, destacou o superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Santana.
Os primeiros empreendimentos planejados pela distribuidora já foram entregues. Em maio, a Neoenergia Coelba inaugurou a Subestação Mulungu do Morro, que possui uma linha de transmissão associada em 138kV. Com investimento de R$ 71,3 milhões, os ativos estão beneficiando mais de 200 mil pessoas em 19 municípios da região.