A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é um dos órgãos participantes do 26º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias. O evento será realizado em Aracaju nesta quinta (7) e sexta-feira (8) e tem o objetivo de aproximar e capacitar parceiros da rede. É a primeira etapa estadual com a participação da Codevasf, que aderiu à Rede de Parcerias da União em dezembro de 2023.
Os fóruns regionais de fortalecimento da Rede de Parcerias reúnem atores locais de diversas esferas do governo para discutir e aprimorar a execução de transferência de recursos e parcerias da União. A etapa em Sergipe é realizada em parceria do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese) do Governo do Estado.
Nesta quarta-feira (6), foi realizada uma reunião técnica e estratégica com representantes do MGI, Governo de Sergipe, representações locais de órgãos federais, Federação dos Municípios Sergipanos (Fames), prefeituras, associações de classe e órgãos de controle. No encontro, as instituições apresentaram um resumo de suas ações, as principais parcerias e as dificuldades encontradas em relação a transferências. O gerente regional de Estratégia e Finanças da Codevasf em Sergipe, Walter Uchôa, exibiu as ações da empresa no estado.
A chefe da Unidade de Acompanhamento de Transferências e coordenadora da Rede de Parcerias da Codevasf, Rizia Alves, destacou a importância da interlocução com outros entes federativos, incluindo órgãos de controle. “Os fóruns trazem maior diálogo entre os integrantes da Rede de Parcerias e produzem fortalecimento da governança, melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas”, explicou.
De acordo com a diretora do Departamento e Transferências da União, Regina Lemos, o objetivo é aproximar os órgãos que participam do repasse e do recebimento de recursos do governo federal. “Quando conseguimos chegar nos recebedores para capacitar, abrir portas de conexão e tirar dúvidas, conseguimos tornar essas parcerias mais frutíferas e entregar mais rapidamente os resultados das políticas públicas”, declarou a diretora do MGI.
O fórum terá diversos painéis para discutir temas como a atuação da rede para o sucesso das transferências e parcerias da União, acesso a políticas públicas, governança e gestão pública nas esferas estaduais e municipais e execução de emendas parlamentares. O evento será realizado na Universidade Tiradentes. O próximo fórum regional está programado para acontecer em 27 de março, em Salvador.