De olho nos grandes descontos oferecidos pelos lojistas no período da Liquida Salvador, os agentes da Diretoria de Ações de Defesa do Consumidor (Codecon) estão visitando, até o dia 8 de fevereiro, as lojas participantes para verificar as condições de ofertas e evitar as práticas abusivas. Nesta sexta-feira (29), primeiro dia da Operação Liquida Salvador, dos 30 estabelecimentos vistoriados, dois estavam irregulares. No total, foram emitidas três notificações, sendo duas por ausência de preço e uma por ausência de informação de validade.
Os fiscais da Codecon fazem um roteiro de vistorias para garantir que haja equilíbrio entre fornecedores e consumidores nas relações de consumo. Se o estabelecimento estiver irregular, poderá ser notificado ou até mesmo autuado para se adequar às normas presentes no Código de Defesa do Consumidor.
“Fazer uma pesquisa de preço nos ajuda a identificar possíveis propagandas enganosas e, também, a escolher a melhor oferta. Com a pandemia, além dos cuidados ligados à relação de consumo, precisamos estar atentos para diminuir o risco de contágio, seguindo os protocolos de segurança para enfrentamento da Covid-19”, ressaltou o diretor da Codecon, Humberto Viana.
As infrações mais comuns nas grandes promoções são as de ausência de preço no produto e ausência de aviso sobre as formas de pagamento aceitas no estabelecimento. Também entram na lista a falta de informações descritivas sobre o produto e ausência de um exemplar do CDC visível e de fácil acesso ao consumidor.
Para denunciar possíveis irregularidades, o cidadão pode utilizar os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site www.codecon.salvador.ba.gov.br , portal do Fala Salvador (falasalvador. ba. gov. br) ou a Central de Atendimento Disque Salvador, no telefone 156.