A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi notificada pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) de Salvador, nesta sexta-feira (17), devido à suspensão do fornecimento de água em diversos bairros da capital baiana durante esta semana.
A Codecon solicitou que a Embasa apresente um plano de contingência para ressarcir os transtornos causados à população devido à interrupção do abastecimento de água. A suspensão do fornecimento de água causou transtornos para a população de Salvador e Região Metropolitana.
“A Codecon está atenta às necessidades dos consumidores e notificou a empresa para que sejam tomadas as providências necessárias para garantir o direito dos cidadãos. Além disso, ela deve apresentar um plano de contingência para ressarcir os transtornos causados aos consumidores e plano para desconto nas contas, em razão dos danos sofridos pelos consumidores”, declarou o diretor-geral da Codecon, Zilton Krüger Netto.
Na quarta-feira, 101 bairros de Salvador ficaram sem água devido a um problema em uma obra da Embasa. Inicialmente, a suspensão do fornecimento ocorreu na segunda-feira (13) e deveria ser normalizada na terça-feira (14), mas foi retardada até a madrugada de quinta-feira.
A falta de água também afetou a rotina de 30 mil alunos de 109 escolas, além de ter causado a suspensão dos atendimentos no ambulatório de um hospital.
A Embasa informou nesta sexta-feira (17) que o sistema integrado de abastecimento de água de Salvador está operando normalmente, com distribuição de uma vazão de 11,2 mil litros por segundo, conforme informações da empresa.
Entretanto, algumas áreas elevadas e com ocupação irregular nos bairros de Plataforma, Periperi, Paripe, Itapuã e Stella Maris ainda estão sem fornecimento de água. Técnicos da Embasa estão nesses locais para verificar a causa e solucioná-la.