sábado 15 de fevereiro de 2025
DCIM100MEDIADJI_0035.JPG
Home / NOTÍCIAS / Codeba inicia obra de dragagem no Porto de Ilhéus
sábado 15 de fevereiro de 2025 às 07:41h

Codeba inicia obra de dragagem no Porto de Ilhéus

NOTÍCIAS, SUL DA BAHIA


A Autoridade Portuária da Bahia (Codeba) deu início, nesta última sexta-feira (14), à operação de dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus, um marco para a infraestrutura portuária e logística do sul da Bahia. A obra, que recebeu um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, passou por rigorosos procedimentos para garantir a segurança da navegação, a eficiência operacional e a sustentabilidade ambiental.

Desde a chegada da draga, em 29 de janeiro, diversas etapas foram concluídas, incluindo o treinamento dos comandantes da embarcação, exigência da Marinha do Brasil para assegurar a segurança da navegação. Além disso, foram realizadas coletas pré-dragagem para garantir que o processo ocorra sem impactos negativos ao meio ambiente. A operação também conta com fiscalização técnica rigorosa, incluindo batimetrias para atualizar o volume de material a ser dragado, assegurando precisão e eficiência no trabalho.

Navio que realiza a dragagem do porto de Ilhéus – Foto: Divulgação

A dragagem tem como objetivo manter a plena navegabilidade do porto, ampliar sua capacidade de atendimento a navios maiores – passando de 30 para 45 mil toneladas –, reduzir custos operacionais e garantir a segurança das embarcações que utilizam a infraestrutura de acostagem para movimentação de cargas tanto na cabotagem quanto no longo curso.

Com essa iniciativa, a CODEBA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da região, impulsionando os setores industrial e agrícola, que dependem diretamente da eficiência logística do porto. A obra também fomenta novas oportunidades de negócios e gera empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local.

Navio e o porto de Ilhéus ao fundo – Foto: Divulgação

A preservação ambiental é uma prioridade neste processo. O plano de dragagem foi amplamente estudado e aprovado pelos órgãos competentes, como o IBAMA, que estabeleceu diretrizes para minimizar impactos ao ecossistema local. Entre as medidas adotadas, destacam-se o monitoramento contínuo da fauna e flora marinhas antes, durante e após a obra, além da destinação adequada dos sedimentos dragados.

“Esse compromisso com a sustentabilidade coloca o Porto de Ilhéus como um exemplo de integração entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, um equilíbrio fundamental para garantir que a região continue crescendo sem comprometer seus recursos naturais”, destaca o diretor-presidente da CODEBA, Antonio Gobbo.

Veja também

Assessora de Ciro Nogueira vira chefe de gabinete de Hugo Motta; Senador ganha força

Ao assumir a presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) designou a servidora Sabá …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!