Os três portos públicos da Bahia foram premiados pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (ANTAQ), todos na mesma categoria, por apresentar Maior Evolução Anual 2018 do Índice de Desempenho Ambiental (IDA). O Porto de Ilhéus, primeiro colocado, saiu de 42,43 pontos para 68,63 pontos; o Porto de Aratu, tinha 40,81 e chegou a 58,72 em pontuação e o Porto de Salvador de 48,41 para 62,62.
O Índice de Desempenho Ambiental (IDA), implementado em 2012 por meio da Resolução nº 2.650/2012, é um número que mede o grau de atendimento às conformidades ambientais por parte dos portos públicos e privados do Brasil. Referência no setor, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.
Entre os indicadores que são avaliados pelo IDA, estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.
Os resultados do IDA têm auxiliado na orientação de políticas setoriais, bem como permitido identificar medidas de gestão bem-sucedidas a serem compartilhadas entre as instalações portuárias, além de terem baseado estudos acadêmicos e técnicos.
O analista da Codeba, engenheiro sanitarista e ambiental, Thales Cardoso, responsável pela área de Meio Ambiente e de Segurança e Saúde do Trabalho, elencou inúmeras ações para o avanço significativo. O apoio da alta administração ao setor, obtenção de licenças ambientais, admissão de novos profissionais concursados, a exemplo de engenheiro sanitarista e ambiental, biólogos técnico, bem como interações com empresas arrendatárias e cooperação com órgãos externos”.
De acordo com o presidente da Codeba, Alex Sandro de Ávila, à área de meio ambiente é de extrema importância e merece muita atenção e dedicação para alcançar os níveis desejados de atendimento. Mas, um dos principais motivos do bom desempenho é devido a sincronicidade do trabalho em equipe. “Representar os Portos Baianos na premiação da Antaq foi um prazer e uma honra. Estamos procurando dar total apoio à área de meio Ambiente de nossos Portos, além de fomentar a busca contínua por melhorias no setor. Este ótimo desempenho dos Portos da Codeba é resultado da dedicação da equipe que não mede esforços por resultados positivos. Para as próximas edições iremos buscar resultados ainda melhores”.
A cerimônia da 3ª edição do evento aconteceu na sede da Antaq, em Brasília, na noite de ontem. As categorias foram: Maior Índice de Desempenho Ambiental 2018 Portos Públicos, Maior Evolução Anual 2018 Portos Públicos, Maior Evolução Anual 2018 TUPS, Iniciativas Inovadoras, Qualidade de Atendimento ao Usuário e Artigo Técnico e Científico.