Os carros grandes estão cada vez mais comuns no mercado brasileiro, o que pode ser conferido pelo tamanho exacerbado das caminhonetes. Em alguns casos, portanto, a CNH categoria C é exigida devido ao porte dos veículos, que têm peso e dimensões maiores. Mas quais seriam as picapes gigantes que pedem esse tipo de carteira de habilitação, que também é exigida para quem dirige caminhão?
Quando é exigida a CNH categoria C?
Quando se pensa nos carros maiores disponíveis no mercado, poucas vezes se associa a imponência deles à necessidade de uma categoria mais avançada na CNH. A categoria C é mais voltada para pequenos caminhões, mas também engloba certos modelos de picape.
Segundo o atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), antes de se habilitar na categoria C, é preciso ter pelo menos um ano de experiência como motorista de veículos que se enquadrem na categoria B. Além disso, o condutor não pode ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses, nem ter sido reincidente em infrações médias neste período.
A categoria C se destina aos motoristas que querem ou precisam dirigir veículos que ultrapassem lotação máxima permitida na categoria B (oito passageiros, além do motorista) e a capacidade de peso de até 3.500kg. Caso o veículo pese até 6 toneladas, este tipo de habilitação é suficiente.
Outro fator a se atentar é em relação a formas de condução no trânsito, que também se diferem em relação aos outros tipos de picape que a categoria B abarca. Uma vez que são vistas como “caminhões”, também precisam se atentar às restrições de velocidade e zonas de rodagem permitidas.
Algumas caminhonetes que necessitam da CNH C
RAM 2500
Para se ter ideia, a gigante da Ram 2500 nem é incluída na Tabela de Eficiência Energética de Veículos Automotores Leves do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro, uma vez que já pertence a uma categoria avançada. Se enquadra como um “caminhão” devido ao seu porte, com mais de 6 metros de comprimento e peso de 3,44 toneladas.
O modelo tem motor Cummins, turbodiesel, de 6,7 litros. Com seus 377cv de potência e 117,2kgfm de torque, é super potente, tendo capacidade de reboque de até 7,6 toneladas. Ademais, tem caçamba espaçosa, com capacidade volumétrica de 1.628 litros.
Além de sua incrível performance, destaca-se também por trazer grande variedade de aparatos tecnológicos. Tem câmera de caçamba e câmera 360 graus, câmbio automático de seis velocidades e automatização de funções como abertura remota da tampa traseira.
RAM 3500
A picape de maior porte da marca no Brasil é a Ram 3500. São três versões disponíveis – Laramie, Laramie Night Edition e Limited Longhorn – e é preciso CNH na categoria C para dirigir todas elas.
A caminhonete pesa 3.665kg e tem motor Cummins de 377cv de potência e 117,2kgfm de torque. Segundo a marca, é a picape com maior capacidade de carga do mercado. Capaz de levar até 1.694kg na caçamba e rebocar até 9 toneladas, a força do modelo impressiona.
E não só, traz uma série de equipamentos tecnológicos para auxílio à condução. Dentre eles, estão inclusos sistema de permanência na faixa de rodagem, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem e sistema de monitoramento de ponto cego.
F-250
Para finalizar essa lista, Ford F-250 não poderia ficar de fora. Existem diferentes versões da caminhonete, com a opção de motor V8 de 6.2 litros, que gera 385cv e torque máximo de 59,4kgfm; o 7.3 litros V8 Godzilla, de 463cv e 65,6kgfm; e o turbodiesel 6.7 litros V8 Power Stroke, de 482cv e 145kgfm.
A Ford F-250 modelo 2023 tem design robusto, motor potente e gama de equipamentos tecnológicos extensa. A nova caminhonete traz pacote especial off-road, com pneus de 33 polegadas e recursos para otimizar o desempenho.