Maior honraria da Câmara Municipal de Salvador, a Medalha Thomé de Souza foi concedida ao desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Freddy Pitta Lima, nesta quinta-feira (12), durante abertura do XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, no Centro de Convenções, em Salvador.
A homenagem, proposta pela vereadora licenciada e titular da pasta de Sustentabilidade e Resiliência da capital, Marcelle Moraes (União), é em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo magistrado em prol da sociedade e do Judiciário baiano.
O presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (MDB), fez a outorga da honraria durante sua participação na mesa da abertura do congresso. O vereador Paulo Magalhães Júnior (União) também participou do evento.
“É muito importante para Salvador sediar um evento deste porte. Que reúne nomes de peso do Judiciário Brasileiro, um poder tão importante para a estabilidade do Estado de Direito e a democracia. Sinto-me honrado em participar da abertura deste evento e estar ao lado de magistrados de todo o Brasil”, disse o presidente do Legislativo Municipal.
O tema do congresso, que reúne dois mil magistrados de todo país até o dia 14, é “Democracia, Inovação e Direitos Fundamentais”. Este é o maior evento da magistratura no país e foi organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab).
A mesa da abertura reuniu nomes como o governador Rui Costa (PT) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, responsável pela conferência magna do evento.
Também participaram da abertura o ministro do STF, Dias Toffoli; a presidente da Associação dos Magistrados Brasileros (AMB), Renata Gil; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD); o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Nilson Castelo Branco; o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União); o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Adolfo Menezes (PSD); a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Nartir Dantas Weber; e o senador Angelo Coronel (PSD), dentre outras diversas autoridades.