O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, criticou a administração do presidente Lula da Silva (PT) por não cumprir as metas fiscais estabelecidas. Na segunda-feira (15), foi anunciado pelo governo uma revisão da meta fiscal para 2025, passando de um superávit primário de 0,5% do PIB para um déficit nulo, mantendo o mesmo objetivo de 2024.
Ciro expressou em sua conta no X (antigo Twitter) na terça-feira (16 de abril de 2024) que o governo tem repetidamente prometido um déficit zero, mas tem resultado em déficits consecutivos. Ele ironizou a situação com um trocadilho, dizendo que o resultado seria “PT: perda total”, fazendo um jogo de palavras com a sigla do Partido dos Trabalhadores e a expressão “perda total”.
A mudança na meta se dá pouco mais de 7 meses depois da aprovação e sanção do marco fiscal. Os agentes econômicos do mercado financeiro foram céticos quanto ao cumprimento das metas fiscais desde a aprovação da nova regra.
A expressão “macetando o apocalipse”usada por Ciro Nogueira faz referência a uma fala da cantora Ivete Sangalo em fevereiro, durante o Carnaval de 2024.
Na ocasião, a cantora Baby do Brasil disse que o fim do mundo deve chegar nos próximos 10 anos, e Ivete respondeu o seguinte: “Não tem apocalipse certo quando a gente maceta o apocalipse”.
Além disso, também tem conexão com a principal música de Ivete com a participação de Ludmilla no Carnaval deste ano: “Macetando”.