Pré-candidatos nas eleições presidenciais de 2022, Ciro Gomes (PDT) e José Luiz Datena (PSL) jantaram juntos no último sábado (2) e discutiram possíveis alianças.
O encontro aconteceu 20 dias depois de o presidente do PDT, Carlos Lupi, confirmar que convidou Datena a ingressar no partido. Na ocasião, Lupi disse ao UOL News que, entre as opções discutidas com o apresentador, estava a de ele concorrer como vice na chapa encabeçada por Ciro.
Datena se filiou recentemente ao PSL e foi alçado a pré-candidato nas eleições de 2022. Porém, uma possível fusão com o DEM, que está em discussão nos partidos, pode mudar a situação do apresentador dentro do cenário eleitoral.
Antes do encontro presencial, Datena e Ciro já tinham conversado há dez dias durante um programa na Rádio Bandeirantes. Na ocasião, os dois trocaram elogios em uma entrevista marcada pela cordialidade, mas não houve referência à possibilidade de aliança para 2022.
Em entrevista ao UOL na última semana, Datena disse que “acharia muito legal ser vice” de Ciro Gomes, mas que a possibilidade é difícil porque o PDT provavelmente tentará alguma coligação.
Segundo ele, Lupi indicou a possibilidade de ele disputar o governo de São Paulo pelo PDT. Datena, porém, indica preferir o Senado.
A expectativa é de que Datena tome uma decisão até o fim de novembro.