Em 2024, os circuitos da folia em Salvador terão reforço na iluminação, com implantação de mais 5 mil pontos em LED, distribuídos nos circuitos oficiais e no Carnaval nos Bairros. A intenção da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), é buscar mais eficácia e redução de custos na maior folia de rua do planeta.
Durante uma inspeção realizada no Circuito Dodô (Barra/Ondina) na segunda-feira (15), o coordenador da Dsip, Tássio Hugo, explicou que os projetores em LED em 2024 são mais eficientes em relação aos anos anteriores. Em 2023, por exemplo, a potência dos equipamentos foi de 180W – já este ano, os projetores chegarão a 220W.
“A importância do reforço da iluminação é justamente pela quantidade de pessoas que vão para as ruas curtir o Carnaval nos circuitos. A intenção é ter um nível maior de iluminação, melhor conforto visual e maior sensação de segurança para todos os foliões que estarão aproveitando a festa”, disse Hugo.
O gestor lembrou que a tecnologia LED dos projetores é muito melhor e mais eficiente do que os de vapor metálico ou vapor de sódio, que eram utilizados anteriormente. Em 2023, 100% da iluminação do Carnaval de Salvador já foi com esse sistema.
O diretor de Iluminação de Salvador, Ângelo Magalhães, ressaltou o compromisso da Prefeitura em superar expectativas. “Salvador já tem a maior festa popular do mundo totalmente em LED, agora vamos surpreender os foliões com ainda mais luminosidade. Além do aumento do número de pontos nos circuitos e entornos, estamos utilizando projetores com tecnologia avançada, capaz de iluminar mais, consumindo menos energia”, concluiu Magalhães.