Cinco das oito atividades que integram o comércio varejista registraram perdas nas vendas em abril ante março, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido subiu 0,1%.
As quedas ocorreram em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-7,2%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,7%), Combustíveis e lubrificantes (-1,9%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,4%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,5%).
Na direção oposta, as atividades com expansão foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,0%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,2%).
No comércio varejista ampliado – que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve retração de 1,6% em abril ante março. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 5,9%, enquanto Material de construção caiu 0,8%.
Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada. No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.
O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.
Comparação com abril de 2022
De acordo com o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram recuos em abril de 2023 ante abril de 2022. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 0,5%.
Houve perdas em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-18,0%), Tecidos, vestuário e calçados (-11,0%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,8%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,7%) e Móveis e eletrodomésticos (-2,4%).
Os segmentos com avanços foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,0%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,1%) e Combustíveis e lubrificantes (8,7%).
No varejo ampliado – que agora inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas subiram 3,1% em abril de 2023 ante abril do ano anterior. O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças caiu 1,9% em relação a abril de 2022, Material de Construção teve recuo de 7,6%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo subiu 14,5%.