Com o objetivo de capacitar e apoiar empresas a expandir seus negócios por meio das exportações, o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (CIN/FIEB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abriram inscrições para o Projeto Viver Bahia. O projeto prevê capacitações e uma mentoria técnica especializada em internacionalização, voltadas para as micro e pequenas empresas baianas dos setores de Construção Civil, Mármores e Granitos, Tintas, Móveis, Cerâmica e Revestimentos.
As inscrições para o Projeto Viver Bahia estão abertas até o dia 30 de agosto e são gratuitas. Outra iniciativa voltada para a internacionalização de empresas é o Projeto Origem Bahia. Também com inscrições abertas até 30 de agosto, o projeto visa apoiar empresas dos setores de Alimentos e Bebidas, Cosméticos, Vestuário, Acessórios e Calçados.
Projeto Viver Bahia
Para se inscrever no Viver Bahia, as empresas interessadas devem acessar este link. A iniciativa prevê assessoria técnica, atividades práticas e mentoria especializada com profissionais gabaritados e comerciais da área de exportação. O projeto contempla todas as etapas do processo de exportação, desde a capacitação até a identificação e negociação com potenciais compradores nos mercados-alvos.
Com o projeto, 50 empresas poderão ter acesso às capacitações em formato EAD. Destas, 20 serão selecionadas para participar da mentoria especializada, com base no perfil de maturidade para o processo de exportação.
Nas capacitações, serão abordados os principais fundamentos de inserção comercial internacional, incluindo a melhoria da competitividade e a conquista de mercados, fundamentos do marketing e do relacionamento comercial internacional.
Ao final do processo, a proposta é que a empresa esteja apta a iniciar o processo de exportação, o que inclui adequação de produtos, formação de preço, construção de plano estratégico para a internacionalização, exportação passo a passo etc.