segunda-feira 20 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Cidades Históricas: evento apresenta boas práticas no turismo que atraíram recursos para os Municípios
sexta-feira 6 de dezembro de 2024 às 10:02h

Cidades Históricas: evento apresenta boas práticas no turismo que atraíram recursos para os Municípios

NOTÍCIAS, TURISMO


Gestores e especialistas estiveram reunidos em três painéis do XI Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas para apresentar ações que promovam oportunidades por meio de eventos nos Municípios. A programação do evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), trouxe casos de sucesso com depoimentos de prefeitos e outros representantes municipais que movimentaram a economia da cidade por meio da preservação dos patrimônios e, consequentemente, do turismo.

O presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da CNM, Mário Nascimento, apresentou o trabalho realizado quando foi prefeito da cidade de São Miguel das Missões. A iniciativa buscou experiências que pudessem ser aproveitadas e replicadas por meio dos festivais locais. “A comunidade começou a perceber que esses eventos são importantes e conseguimos mais recursos. Criamos a rota das missões para trabalhar a integração regional. Os pequenos Municípios podem realizar os seus eventos e buscar recursos com parceiros para isso”, explicou.

A organização do carnaval de Salvador, conhecido por reunir anualmente milhares de foliões, fez parte da apresentação do presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington. O prefeito de Ouro Preto (MG), Angelo Oswaldo, foi mais um a mencionar a relevância de eventos em várias áreas. “Quero reiterar a importância dos eventos que marcam a escalada do Turismo”, disse na apresentação das ações no Município.

Prefeito de São Cristóvão (SE), Marcos Santana destacou a necessidade de mais encontros como o realizado em Salvador. “Esse encontro sempre foi um momento de aprendizado. É muito bom estar aqui”, reforçou ao detalhar o calendário de festivais realizado na cidade. Por sua vez, o prefeito de Diamantina (MG), Juscelino Brasiliano Roque, mencionou as obras de restauração feitas na cidade. “Agradeço a oportunidade de estar aqui com vocês”.

Conexões criativas

Em seguida, foi realizado o painel denominado Conexões Criativas: Transformando o Patrimônio em Experiência. Os debates ocorreram com as presenças do Superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Queiroz, do diretor de Patrimônio Mundial e Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, Dave França, dentre outros especialistas. Na ocasião, foram enfatizados assuntos relacionados ao caso de sucesso na cidade de Paraty (RJ) que tratou da cidade criativa na gastronomia, bem como a economia criativa em Cidades Históricas e Patrimônio Mundial.

Carta

As contribuições apresentadas por especialistas, autoridades e participantes foram inseridas na Carta de Salvador. A previsão é de que o documento com as demandas seja entregue às autoridades do governo federal. O XI Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial conta com os patrocínios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Caixa e da Infraero.

Veja também

De onde vem a fortuna de Donald Trump? Republicano é o presidente mais rico da história dos EUA

Donald Trump toma posse nesta segunda-feira (20) como 47º presidente dos Estados Unidos. Eleito para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!