Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié e Camaçari emitiram alertas vermelhos sobre aumento de pacientes infectados
O colapso do sistema de saúde já é presenciado em sete hospitais da Bahia que protagonizam a ocupação de 100% dos leitos para pacientes coronavírus, segundo dados atualizados do boletim de secretária de Saúde atualizados nesta terça-feira (16).
Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Camaçari emitem alertas vermelhos relacionados números crescentes de pacientes infectados com a Covid-19, que fazem uma pressão no sistema de saúde do estado, mesmo após 11 meses que foi detectado o primeiro caso do novo vírus na Bahia.
Situação que também tenciona governador, prefeitos e secretário da saúde a avaliarem a possibilidade do retrocesso nas medidas restritivas de circulação e anteveem uma real possibilidade de retomada de lockdown em algumas localidades do estado, na tentativa de controle dos níveis alarmantes da contaminação.
Com o acumulo negativo de 10.796 mortos por coronavírus e uma taxa de letalidade de 1,71%, baianos assistem assustados o aumento de óbitos registrados por dia com taxas de vidas perdidas que não víamos há seis meses, como por exemplo das 67 mortes na sexta (12).
E a pressão na rede assistencial só aumenta, na segunda-feira (15) , o secretário de Saúde Municipal , Leo Prates usou as redes sociais para mais um alerta “A pressão sobre o sistema de saúde só aumenta! As UPAS amanheceram com 33 pacientes com Covid a serem regulados! A pandemia não acabou! Precisamos da ajuda de todos!” posto no twitter.
Neste cenário, a Bahia contou apenas 376.130 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 15 horas desta segunda (15), um ritmo lento perante a velocidade dos contaminados que alcançam 1.796 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3), 144.935 em investigação e 41.351 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.