Nesta terça-feira (9) começou o II Ciclo Afro, evento internacional que traz discussões e reflexões sobre as poéticas da diáspora africana no Brasil, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), no município de Cachoeira. O Ciclo segue até sábado (13).
Na abertura do evento, a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos) afirmou que “estamos empenhados em promover ações que valorizem a diversidade cultural de nossa cidade e a contribuição de todas as raízes que compõem a nossa identidade. A participação no II Ciclo Afro é mais uma iniciativa que reforça esse compromisso e que irá enriquecer a nossa compreensão sobre as poéticas da diáspora africana. É uma oportunidade única de aprendermos mais sobre as nossas raízes e de ampliarmos o nosso entendimento sobre a diversidade cultural do nosso país”, destacou.
E acrescentou: “É com grande honra e satisfação que participo e convido a todos a participarem deste importante evento que irá reunir grandes nomes, mestres, intelectuais, artistas e pensadores para discutir temas relevantes para nosso país. Agradecemos aos organizadores do evento e a todos os envolvidos por proporcionarem uma programação rica e diversa, que certamente irá agregar muito ao nosso município. Esperamos poder contribuir para as discussões e reflexões que serão apresentadas e continuar promovendo a cultura afro-brasileira em nossa cidade”, disse.
Sobre
O Ciclo Afro 2023 é uma realização do Leitorado Brasileiro do Instituto Guimarães Rosa – Bogotá e do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, através dos seus Programas de Pós-graduação; tem como parceiros o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB), através do Programa Interdisciplinar de Extensão Cultura e Negritude; a prefeitura Municipal de Cachoeira, através das secretárias municipais de Cultura e Turismo, de Educação e de Políticas de Igualdade Racial; o Departamento Nacional do SESC; a Casa PretaHub-Cachoeira; o IREE – Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa; a Fundação Hansen Bahia; e a Associação Beneficente Bembé do Mercado.