Consórcio formado por CCCC e CR20 é o único interessado em leilão da ponte Salvador-Itaparica, que prevê investimentos de R$ 5,3 bilhões
Conforme publicou o jornal Valor Econômico, um consórcio formado pelos grupos chineses China Communications Construction Company (CCCC) e China Railway 20 Bureau Group (CR20) foi o único a fazer proposta pelo projeto da Ponte Salvador-Itaparica. O leilão será realizado na sexta-feira, em São Paulo, mas os envelopes com os documentos foram entregues nesta segunda (10), na sede da B3.
Durante discurso nesta terça (10), quando foi assinar a ordem de serviço para a implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), já falou como se o leilão já tivesse sido realizado e os chineses tivessem ganho.
“Construíram a ponte de Macau [maior ponte marítima do mundo, que liga Hong Kong e Macau a Zhuhai, na província de Cantão]. Aqui não são 54 km, são apenas 13 km. A empresa chinesa vai utilizar sua tecnologia para fazer em quatro anos a tão sonhada ponte que vai integrar e desenvolver toda a região do Baixo-Sul e recôncavo”, disse Rui.
O empreendimento do governo baiano é uma Parceria Público-Privada (PPP) de 35 anos. O objetivo é construir uma ponte de 12,3 km entre a capital e a Ilha de Itaparica.