domingo 22 de dezembro de 2024
O caça J-35A. Foto de Chen Yang/Exército Popular de Libertação
Home / NOTÍCIAS / China vai revelar o caça furtivo J-35A
terça-feira 5 de novembro de 2024 às 12:10h

China vai revelar o caça furtivo J-35A

NOTÍCIAS


Força Aérea da China vai apresentar oficialmente o seu caça J-35A na próxima semana.

A Força Aérea Chinesa vai estrear oficialmente o seu novo caça furtivo, o J-35A, dando aos observadores a primeira visão de um ativo que tem sido altamente antecipado e que vem juntar-se às capacidades militares em rápido crescimento do país.

O caça, cuja imagem foi divulgada durante uma conferência de imprensa da Força Aérea esta terça-feira (ver em cima), será apresentado num espetáculo aéreo na cidade de Zhuhai, no sul do país, na próxima semana, segundo informaram as autoridades.

O desenvolvimento do jato é amplamente considerado como parte da tentativa de Pequim de igualar as capacidades dos caças furtivos dos Estados Unidos – numa altura em que se esforça por modernizar as suas forças armadas e afirmar o seu poderio militar na Ásia.

O J-35A foi “concebido principalmente para operações de combate aéreo e pode também efetuar ataques ar-superfície”, de acordo com um relatório de um organismo militar chinês.

Se o avião entrar em funcionamento, a China passará a ser o segundo país, depois dos EUA, a ter dois tipos de caças furtivos, de acordo com especialistas citados pela imprensa estatal chinesa.

O caça stealth J-20 da China entrou em serviço em 2017, disseram as autoridades na altura.

Os caças furtivos são concebidos para iludir os radares e outros sistemas de monitorização, a fim de realizar missões sem serem detectados ou interceptados.

É provável que o J-35 seja projetado como uma série e também possa ser usado como aeronave baseada em porta-aviões no futuro, disse o especialista militar chinês Li Li à emissora estatal CCTV. Isto “melhoraria muito a força global do combate marítimo e aéreo da China”, disse Li Li.

A estreia do caça segue-se ao que os analistas da empresa de informações de fonte aberta Janes descreveram como o “reforço” da China dos seus comandos de teatro avançados com mais J-20.

Entre julho de 2023 e junho deste ano, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (ELP) introduziu mais de 70 J-20s, elevando a frota operacional da força para aproximadamente 195, de acordo com um relatório Janes publicado no início deste ano.

Não é claro quando o novo caça J-35A será comissionado para uso militar e onde os caças serão implantados.

Os escassos pormenores divulgados até agora sobre o caça também dificultam a comparação com outros caças furtivos, incluindo o F-22 e o F-35 dos EUA.

Carl Schuster, antigo diretor de operações do Centro Conjunto de Informações do Comando do Pacífico dos EUA, afirmou que o J-35A, que está a ser desenvolvido há mais de 10 anos, se destina provavelmente à Marinha do PLELP.

“O J-35 fez o seu voo inaugural em 2021, mas como um derivado de um protótipo anterior, pode estar pronto para produção no início do próximo ano”, disse Schuster, acrescentando que o modelo J-35A provavelmente melhorou aquele projeto anterior com motores mais potentes.

O desenvolvimento de caças furtivos por parte da China tem sido durante anos perseguido por acusações de que este país terá roubado tecnologia crucial de caças furtivos aos EUA.

Pequim tem negado veementemente essas alegações, que vieram a lume com a publicação, em 2015, pela revista alemã Der Spiegel, de documentos supostamente provenientes do informador da Agência de Segurança Nacional dos EUA, Edward Snowden.

O J-35A é um “novo tipo de jato de combate furtivo desenvolvido independentemente pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC)”, afirmou esta semana um órgão militar chinês afiliado.

O J-35A da China não é a única tecnologia que será apresentada pela primeira vez na exposição aérea da próxima semana, que se realiza em Zhuhai de 12 a 17 de novembro.

O sistema de mísseis terra-ar H-19 e os novos UAVs de “reconhecimento e ataque” também terão a sua estreia pública, disse na terça-feira o coronel Niu Wenbo, do departamento de equipamento da força aérea.

A CCTV noticiou também que o caça furtivo Su-57 da Rússia participará pela primeira vez no espetáculo aéreo, entre o equipamento de 49 países e regiões diferentes que estarão representados este ano.

Veja também

Lula lamenta mortes após acidente com mais de 30 vítimas em estrada de Minas Gerais

O presidente Lula da Silva (PT) lamentou as mortes decorrentes de acidente envolvendo três veículos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!