domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reuters
Home / Mundo / MUNDO / China realiza mais exercícios militares perto de Taiwan durante visita de parlamentares dos EUA
segunda-feira 15 de agosto de 2022 às 09:07h

China realiza mais exercícios militares perto de Taiwan durante visita de parlamentares dos EUA

MUNDO, NOTÍCIAS


Os militares da China disseram que realizaram mais exercícios perto de Taiwan nesta segunda-feira, depois que um grupo de parlamentares dos Estados Unidos visitou a ilha reivindicada pelos chineses e se encontrou com a presidente Tsai Ing-wen, que disse que seu governo está comprometido em manter a estabilidade.

Cinco parlamentares dos EUA, liderados pelo senador Ed Markey, chegaram a Taipé em uma visita não anunciada na noite de domingo, o segundo grupo de alto nível a visitar a cidade depois da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, no início de agosto, o que desencadeou vários dias de jogos de guerra chineses.

A unidade militar chinesa responsável pela área adjacente a Taiwan, o Comando de Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular, disse que organizou patrulhas conjuntas de prontidão de combate e exercícios de combate no mar e no espaço aéreo em torno de Taiwan nesta segunda-feira (15).

Os exercícios são “um forte impedimento para os Estados Unidos e Taiwan continuarem a fazer truques políticos e minarem a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, acrescentou.

O Ministério da Defesa da China disse em um comunicado separado que a viagem dos parlamentares infringiu a soberania e a integridade territorial da China e “expõe totalmente a verdadeira face dos Estados Unidos como um sabotador da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan”.

“O Exército de Libertação Popular continua a treinar e se preparar para a guerra, defende resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial, e vai esmagar resolutamente qualquer forma de separatismo de ‘independência de Taiwan’ e interferência estrangeira”.

O comando do teatro afirmou que os exercícios ocorreram perto das ilhas Penghu, de Taiwan, que ficam no Estreito de Taiwan e abrigam uma importante base aérea, e mostrou um vídeo das ilhas feito por uma aeronave da Força Aérea chinesa.

Tsai, que recebeu os parlamentares em seu gabinete, disse que os exercícios da China afetaram muito a paz e a estabilidade regionais.

“Estamos engajados em estreita cooperação com aliados internacionais para monitorar de perto a situação militar. Ao mesmo tempo, estamos fazendo tudo o que podemos para que o mundo saiba que Taiwan está determinada a salvaguardar a estabilidade e o status quo no Estreito de Taiwan”, afirmou ela, em imagens de vídeo fornecidas pelo gabinete presidencial.

O senador Markey disse a Tsai: “Temos a obrigação moral” de fazer tudo para evitar um conflito desnecessário… Taiwan demonstrou incrível contenção e discrição durante tempos difíceis”.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que 15 aeronaves chinesas cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan nesta segunda-feira, uma barreira não oficial, acrescentando que condena os novos exercícios da China e os enfrentará “calmamente”.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!