quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Qin Gang é nomeado novo ministro das Relações Exteriores da China - Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / China protesta contra derrubada de balão pelos Estados Unidos
domingo 5 de fevereiro de 2023 às 07:48h

China protesta contra derrubada de balão pelos Estados Unidos

MUNDO, NOTÍCIAS


O Ministério das Relações Exteriores da China expressou um protesto pela derrubada do balão chinês por um caça americano na costa da Carolina do Sul. A manifestação da pasta ocorreu neste último sábado (4).

“A China expressa forte protesto contra o uso da força e o ataque dos EUA ao dirigível civil não tripulado”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Assista:

O porta-voz acrescentou que a China defenderá os direitos e interesses da empresa chinesa afetada, reservando-se o direito de tomar outras ações necessárias.

O Ministério das Relações Exteriores da China enfatizou que havia notificado os Estados Unidos várias vezes de que seu balão era um dirigível civil envolvido em pesquisas científicas que entrou acidentalmente no espaço aéreo dos EUA, pois se desviou muito do curso planejado devido a força maior.

A reação dos EUA ao incidente “é excessiva e viola seriamente a prática internacional”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

A operação dos EUA foi conduzida pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês), poucas horas após parte do espaço aéreo americano ser fechado.

O balão foi abatido logo que chegou em um território do oceano Atlântico, em águas territoriais americanas, considerado seguro para a queda dos destroços. A operação foi transmitida ao vivo pela mídia dos EUA. Washington espera que o balão seja capturado e estudado.

Antes de derrubar o balão, a FFA dos EUA suspendeu a operação de três aeroportos e fechou o espaço aéreo em várias regiões dos estados da Carolina do Norte e do Sul, informou a ABC. A decisão de conduzir a operação foi tomada com base em “iniciativas no campo da segurança nacional”.

Vídeo: F-22 dispara míssil e derruba balão-espião chinês em território dos EUA

Veja também

EUA enviarão mais 1.500 soldados para fronteira com o México, dizem autoridades

As Forças Armadas dos Estados Unidos estão se preparando para enviar cerca de 1.500 soldados …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!