A China planeja aumentar as importações este ano para compartilhar com o mundo as oportunidades de negócios provenientes de seu enorme mercado, disse o ministro do Comércio, Wang Wentao, nesta última sexta-feira (26).
“Vamos expandir as importações de bens de consumo de alta qualidade, tecnologias avançadas, equipamentos importantes, componentes-chave, energia e outros recursos, assim como produtos agrícolas em falta na China”, disse Wang em uma coletiva de imprensa.
A China diversificará os canais de importação e agilizará o processo de realizá-la, acrescentou.
O país continuará a sediar a Feira de Importação e Exportação da China, a Feira Internacional de Comércio de Serviços e a Exposição Internacional de Importação da China; apoiará as empresas chinesas na participação em exposições no exterior; e facilitará ainda mais as viagens transfronteiriças dos empresários para criar oportunidades de comunicação face a face, afirmou Wang.
Em abril de 2023, o Conselho de Estado emitiu uma diretriz sobre a estabilização da escala do comércio exterior e a otimização de sua estrutura, o que tem produzido resultados positivos, segundo o ministro.
Ao continuar a garantir a implementação da diretriz, o Ministério do Comércio está agora considerando medidas adicionais a esse respeito e tentando implementá-las o mais rápido possível para complementar as políticas existentes, disse Wang.