As importações chinesas de carvão metalúrgico da Rússia atingiram um recorde em abril, mostram dados de embarque publicados pela Reuters, e foram impulsionadas por grandes descontos em comparação com outros fornecedores e maior disponibilidade de crédito bancário para compradores chineses.
Um recorde de 1,37 milhão de toneladas da principal matéria-prima siderúrgica chegou à China vindo da Rússia por via marítima em abril, segundo dados rastreados pela empresa de análise Kpler. Isso se compara a 922.673 toneladas em março e pouco menos de 750.000 toneladas em abril de 2021.
Inflação ao produtor na China desafia aumento global e deixa espaço para estímulos
A China importou uma média de 4,55 milhões de toneladas de carvão metalúrgico mensalmente em 2021 de todas suas fontes de fornecimento.
Os mercados globais de carvão enfrentam turbulência desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia desencadeou preocupações com sanções sobre matérias-primas exportadas da Rússia, o sexto maior produtor de carvão.
Embora a maioria dos importadores tenha evitado os suprimentos russos desde que Moscou lançou o que classifica como “operação especial” na Ucrânia em fevereiro, alguns compradores da China, maior consumidora mundial de carvão, aumentaram agressivamente as compras no mês passado, depois de garantir acordos de crédito necessários com os bancos.