sexta-feira 31 de janeiro de 2025
Foto: Porto de Nova York
Home / DESTAQUE / China é maior destino de exportação da Bahia e outros 13 Estados brasileiros
quarta-feira 22 de fevereiro de 2023 às 09:05h

China é maior destino de exportação da Bahia e outros 13 Estados brasileiros

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram a China como principal destino de suas exportações em 2022. Em 11 a proporção em relação ao total exportado foi pequena, inferior a 10%. Veja no infográfico abaixo publicado pelo Poder360:

China é maior destino de exportação em 14 Estados brasileiros

O Tocantins tem a maior proporção: a China foi o destino de 54,1% das vendas do Estado no exterior. Em 2019, último ano antes da pandemia, o 1º lugar havia sido do Piauí: 66,1% do total.

A China também liderava as exportações de 14 Estados em 2019. Mas a proporção do total era maior que a média do país em 10. Em 2022, foi assim em 8 unidades da Federação.

Para reordenar a tabela abaixo, é só clicar no título das colunas em azul com cursor do mouse ou com o dedo (caso esteja navegando pelo smartphone ou tablet).

A exportação brasileira para a China em 2022 foi recorde: US$ 89 bilhões.

Mas a proporção de 26,8% do total foi a menor desde 2017. As vendas para outros países cresceram mais. Veja no gráfico abaixo o histórico de 2012 a 2022 do volume exportado para a China (em bilhões de dólares) e o quanto disso representava no total:

Desde outubro de 2022, as vendas do Brasil para a China crescem em relação ao mesmo mês do ano anterior. Antes disso, houve 5 meses de queda (abr-set.2022). Em dezembro o país asiático flexibilizou restrições contra a covid.

Para reordenar a tabela abaixo, é só clicar no título das colunas em azul com cursor do mouse ou com o dedo (caso esteja navegando pelo smartphone ou tablet).

Análise

O peso das compras chinesas dos Estados mostra o quanto o país é relevante para o país, embora sua participação já tenha sido maior.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará na China no fim de março. Tentará conseguir do presidente chinês Xi Jinping o aumento da compra de produtos brasileiros.

Há expectativa de retomada da economia. É uma das poucas chances para salvar o PIB brasileiro neste ano. As previsões de analistas de mercado seguem abaixo de 1%.

A conversa não será fácil. Os chineses também querem maior acesso ao mercado brasileiro. Pressionam por um acordo com o Mercosul. O Uruguai se dispõe a negociar separadamente.

O Brasil quer chancelar antes o tratado com a União Europeia, que já está mais adiantado. O risco é as negociações com a China atropelarem o que já está acertado com os europeus.

São negociações bastante delicadas, com risco de derrota nas duas frentes.

Veja também

Após embarcar na gestão de João Campos, MDB deixa base de Raquel Lyra

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que os presidentes Câmara dos Deputados, Arthur …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!