A China disponibilizou R$ 100 bilhões de pelo menos cinco fundos estatais para uma nova rodada de investimentos no Brasil. A verba servirá para financiar, principalmente, projetos de infraestrutura.
De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, divulgada nesta sexta-feira (15), durante as reuniões dos Brics –grupo que, além do Brasil, reúne Rússia, Índia, China e África do Sul– o gigante asiático também sinalizou, com uma expansão de crédito, que irá competir principalmente por clientes do agronegócio e da indústria.
Além disso, o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) assinou um acordo de cooperação com o Ministério dos Transportes da China para elaborar projetos pelos próximos cinco anos. As parcerias podem destravar fundos criados pelos dois países em 2017.
Na última quarta-feira (13), durante o fórum empresarial da cúpula do bloco, o presidente chinês, Xi Jinping, fez discurso contra 1 “protecionismo crescente” no mundo que ameaça o comércio internacional.
A China trava uma guerra comercial com os Estados Unidos, de Donald Trump, desde o início do ano. A disputa tem impacto em diversos países do mundo.