O governo Chinês anunciou no sábado (15) um acordo de cooperação com o Irã. Também se opôs às sanções dos Estados Unidos à nação do Oriente Médio.
O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, conversou na 6ª feira (14.jan.2022) com o ministro iraniano de Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdullahyan, em Wuxi, no leste da China. Trataram sobre temas nucleares do Irã.
Wang Yi disse que o lado chinês está disposto a trabalhar com o Irã para implementar “profundamente o importante consenso alcançados pelos 2 chefes de Estado”. O governo da China citou o fortalecimento da comunicação e ações coordenadas para melhorar a parceria estratégica dos países asiáticos.
Afirmou que o acordo abre um novo período de relações bilaterais para os próximos 50 anos. A agência de notícias Xinhua disse que os governos anunciaram um plano de 25 anos, com cooperação em energia, infraestrutura, agricultura, pesca, segurança cibernética, capacidade de produção, ciência e tecnologia e assistência médica e da saúde.
Wang Yi criticou a saída dos EUA do JCPoA (Plano de Ação Conjunta Global). “A China apoiará firmemente a retomada do processo de negociação para a implementação do JCPoA e continuará a participar construtivamente nas negociações de acompanhamento. Espera-se que todas as partes superem as dificuldades e se encontrem no meio do caminho, e persistam no avanço da política e processo diplomático de resolução”, afirmou o comunicado.