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domingo 31 de julho de 2022 às 10:57h

Chegada do 5G pode encarecer a conta de celular

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Ainda é incerto quanto a conectividade 5G, que chegou a diversas capitais nesta última semana, pesará no bolso do consumidor. A Pesquisa de Orçamentos Familiares mais recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que, em dez anos, gastos relacionados com planos de telefonia e internet dobraram. Se a nova tecnologia vai emplacar cifras ainda maiores, não se sabe – mas é possível tomar algumas medidas para frear despesas antes disso.

Algumas empresas indicam que o 5G vai se transformar em uma cobrança adicional na conta de telefonia móvel. Outras, não. De qualquer forma, o ideal é barrar gastos desnecessários mesmo antes de haver qualquer mudança no mercado. Confira dicas levantadas pela reportagem do jornal O Tempo, para reduzir os custos com internet e telefone.

Só contrate o necessário

É importante analisar seu perfil de consumo. Não é aconselhável contratar, por exemplo, 10GB de internet móvel por mês se você usa menos que 5GB, ou o plano de dados nunca chega até o fim do período do plano. É possível acessar, nas configurações de dispositivos Android ou iOS, os padrões de consumo de dados, que auxiliam para que uma decisão seja tomada.

A mesma lógica é válida para demais produtos – não contrate mais serviços de streaming do que consegue acompanhar, não tenha mais minutos de ligação do que o necessário etc. Coloque os gastos na balança e se pergunte, sem muitos pudores: realmente preciso disso? A resposta pode significar queda nos custos.

Você precisa mesmo de um plano pós-pago?

Há grande diversidade de perfis de consumo. Apesar de planos pós-pagos parecem ser “mais completos”, eles também pode ser mais caros do que o necessário. Se você vive bem com as opções de um plano pré-pago de telefonia e internet móvel, não há motivo para ir além. Mas é importante que as prioridades de cada consumidor sejam contempladas pelo serviço contratado para evitar dores de cabeça.

Economize dados

É realmente necessário assistir vídeos no YouTube no ônibus com a maior resolução disponível, ou escutar músicas no Spotify na melhor qualidade? Essa pergunta é importante para que o consumidor entenda o que mais valoriza em cada serviço e como pode otimizar os perfis de uso e poupar recursos que poderiam ser melhor aplicados. Busque procurar modos de economia de dados em cada um dos aplicativos sempre que possível, em especial quando não houver uma rede wifi por perto.

Confira opções de todas as operadoras

Desde 2007 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regulamentou a portabilidade de número entre operadoras. Isso significa que consumidores podem migrar para outra empresa usando o mesmo número de celular, desde que se mantenham dentro de uma região com o mesmo código de área (DDD).

A portabilidade retira barreiras para, se necessário, mudar de operadora. Cada companhia tem planos específicos para diversos tipos de consumidores e é importante não ter medo de trocar se houver vantagens. Uma dica é comparar vários serviços pelo Portal de Planos, que coloca diversas opções disponíveis lado a lado.

Busque ofertas para toda a família

Pagar um pouco mais caro por um serviço que contempla toda a família pode ser mais vantajoso do que contratá-lo individualmente para cada uma das pessoas. Por isso, é importante colocar na ponta da caneta o quanto cada um gasta e procurar ofertas que diminuam os gastos totais. Serviços como o Spotify e a Netflix oferecem pacotes voltados para uso compartilhado que são mais baratos do que inscrições únicas. Planos de telefonia também costumam contemplar vários números se necessário.

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