Zhao Leji, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), conversou com o presidente da União Interparlamentar (IPU, em inglês), Duarte Pacheco, em Beijing, nesta última segunda-feira (11), pedindo o reforço das relações.
Zhao disse que, desde sua criação há mais de 130 anos, a IPU promoveu intercâmbios e cooperação entre parlamentos de vários países, aumentou a compreensão mútua e a confiança e forneceu uma plataforma importante para os países trabalharem juntos para enfrentar os desafios. A China dá as boas-vindas à IPU por desempenhar um papel mais importante nos assuntos internacionais, acrescentou.
Ele disse que a APN da China apoia a IPU no exercício de sua influência, na defesa e prática do verdadeiro multilateralismo, na adesão aos princípios de ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios compartilhados e ao exortar os parlamentos dos países a fortalecer o diálogo, construir um amplo consenso e alcançar resultados mais práticos.
A China apoia a IPU em seus esforços para promover o desenvolvimento sustentável e está pronta para fortalecer a cooperação com os parlamentos de outros países para reduzir o fosso de desenvolvimento Norte-Sul e promover a prosperidade comum, disse Zhao.
“A APN está pronta para trabalhar com a IPU e os parlamentos de outros países para promover os valores comuns de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade para todos; promover a compreensão mútua e a amizade entre os povos de todos os países; e promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para todos”, disse.
Zhao disse que a China aprecia a posição imparcial de longa data da IPU em questões relacionadas aos interesses centrais e às principais preocupações da China e espera aprimorar ainda mais as relações amistosas com a IPU.
Zhao observou que a APN e a IPU realizaram juntas cinco seminários para parlamentares de países em desenvolvimento, dizendo que a China está disposta a continuar fazendo desta plataforma um sucesso e a compartilhar experiências e a buscar cooperação com parlamentares de outros países.
Ele disse que o sistema de congresso popular na China adere à unidade da liderança do PCCh, ao povo como dono do Estado e ao Estado de Direito. O país está pronto para fortalecer os intercâmbios com a IPU para exercer as funções e papéis dos órgãos legislativos de maneira aprimorada.
Observando que o próximo ano é o 40º aniversário da adesão da APN à IPU, Pacheco disse que a China tem apoiado ativamente o trabalho da IPU e que a cooperação bilateral tem produzido resultados frutíferos em muitas áreas, incluindo a redução da pobreza, a promoção da inclusão no mundo e o avanço dos objetivos de desenvolvimento sustentável na África.
Espera-se que os dois lados fortaleçam ainda mais os intercâmbios e elevem a cooperação a um novo patamar, acrescentou Pacheco.