O Comando Militar do Nordeste (CMNE) recebeu, nos dias 3 e 4 de fevereiro, a visita do Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Richard Fernandez Nunes, no Quartel-General do Forte Guararapes. O objetivo da atividade foi apresentar ao Chefe do EME e a integrantes da sociedade pernambucana temas referentes às atividades daquele Comando Militar de Área.
No primeiro dia, o General Richard se reuniu com o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro e os oficiais-generais, para discutir estratégias e ações essenciais para a ampliação das capacidades do CMNE. Entre os pontos abordados, destacaram-se a flexibilidade da Força para atuar em qualquer região do Brasil, incluindo missões internacionais, além do compromisso contínuo com a evolução do Exército por meio da modernização de equipamentos, aprimoramento de procedimentos e desenvolvimento de novas doutrinas.
No segundo dia, o General Richard teve um encontro com a imprensa e proferiu uma palestra para líderes da sociedade pernambucana. O evento contou com a presença da Vice-Governadora de Pernambuco, Sra. Priscila Krause, e autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Também se registrou a presença de representantes dos setores produtivo, acadêmico, industrial e empresarial, e das forças de segurança, incluindo o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar de Pernambuco e a Polícia Rodoviária Federal. A Marinha e a Aeronáutica também marcaram presença.
Durante a palestra, foram abordadas as Diretrizes do Exército até 2040, com foco especial em Pernambuco. A “Força 40” foi uma das principais pautas, destacando a necessidade de adaptar o Exército às novas tecnologias, aos desafios e às ameaças futuras, sempre com ênfase na modernização das Forças Armadas. O general também comentou sobre a evolução da Operação Carro-Pipa e das obras de cooperação da engenharia militar e seus impactos sociais positivos na Região Nordeste.
Em suma, durante dois dias muito produtivos, o Chefe do EME verificou que o CMNE permanece em evolução constante nas missões que caracterizam o “Braço Forte”, no contexto da defesa da Pátria, e a “Mão Amiga”, que apoia a sociedade nordestina.