O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, chegou no meio da tarde desta segunda-feira (30) ao Palácio do Planalto para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Rodeado pelos Dragões da Independência, uma honraria tradicionalmente concedida a chefes de Estados, Scholz subiu a rampa que leva ao segundo andar do Planalto e foi recebido pelo petista. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim, acompanharam a recepção.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Lula e o chanceler alemão vão conversar sobre a guerra na Ucrânia, o fundo Amazônia e as perspectivas de conclusão do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. Como mostrou o Broadcast Político, a exportação de lítio brasileiro à Alemanha também estará em pauta.
“Os mandatários tratarão dos grandes temas da agenda internacional, no contexto de revitalização da Parceria Estratégica entre os dois países, entre os quais: paz e segurança, transição energética, mudança do clima, reindustrialização, agricultura sustentável, combate à pobreza, saúde e educação”, diz o Itamaraty.
Mais cedo, a ministra Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, anunciou um pacote de 200 milhões de euros para a implementação de medidas sustentáveis no País nos primeiros 100 dias do governo Lula.
Lula e Scholz vão conceder uma declaração à imprensa às 18h30 antes de seguirem para um jantar no Palácio do Itamaraty.