O ex-presidente Itamar Franco sempre sustentou a versão de que nasceu em alto mar, num navio chamado Ita (era um argumento para justificar não ser um mineiro autêntico). Mas em seu memorial, em Juiz de Fora, uma certidão de nascimento — até então, inédita — mostra que ele nasceu em Salvador, na Ladeira Fonte das Pedras, nº 5.
Conforme levantamento do Acesse Política, a Bahia nunca teve um presidente da república, portanto, Itamar seria o primeiro baiano na história a presidir o Brasil.
Itamar Franco foi presidente entre 1992 e 1995 após seu antecessor, Fernando Collor, ter sido afastado da presidência por um processo de impeachment.
Em 21 de maio de 2011 foi diagnosticado com leucemia. Alguns dias depois, se licenciou do Senado a fim de tratar-se da doença no Hospital Albert Einstein. Em 27 de junho um boletim médico do hospital divulgou que sua situação teria se agravado em virtude de uma pneumonia que o levou à UTI. Itamar faleceu na manhã de 2 de julho de 2011. O corpo do ex-presidente foi cremado no Cemitério de Contagem, e as cinzas ficaram no jazigo da família em Juiz de Fora.
E Itamar faleceu na Data Magna da Bahia: o 2 de julho é o dia da Independência bahiana.
O primeiro baiano a assumir a presidência foi Manuel Vitorino, que era vice do Prudente de Moraes.