O Centro de Logística Municipal (CLM) da Prefeitura de Salvador completa, neste ano de 2024, uma década de funcionamento. A estrutura de 12 mil m², situada na BR-324, é uma importante ferramenta para armazenamento de boa parte dos insumos da administração municipal que, através da Secretaria de Gestão (Semge), dá o suporte aos demais órgãos e autarquias. São mais de 4 mil entregas mensais, que atendem cerca de 1,4 mil pontos de entrega, um trabalho realizado por aproximadamente 220 pessoas.
Para este verão, quando a cidade é palco de diversos eventos promovidos e/ou apoiados pela Prefeitura, os preparativos logísticos foram intensificados. “Temos toda a parte da saúde, da educação, da assistência social, de fornecimento de materiais oriundos de compras sistêmicas. Todo o montante já é tombado na hora que entra no CLM, acelerando o processo de logística do município”, declara o secretário da Semge, Rodrigo Alves.
O titular da Semge afirma que o nível de controle do CLM é bastante alto e envolve aspectos como qualidade, temperatura e acesso ao material de uso restrito, dando assim segurança ao gestor público de que o recurso está sendo investido de forma correta. O pagamento do produto solicitado, por exemplo, só acontece após a conferência do produto – em caso de avaria, o fornecedor já é informado e o material devolvido, antes mesmo de entrar no Centro.
“Também emitimos relatórios mensais e, se houver uma compra e o material ficar armazenado por muito tempo, a gestão será acionada. É um controle diário e a orientação é só fazer compra nova se o material anterior acabar. Isso protege o cofre público, o contribuinte e também o gestor, que consegue tomar decisões com mais controle e segurança”, completa Alves.
Eventos
Através da Diretoria de Logística e Patrimônio (DLP), a Semge disponibiliza as estruturas para montagens dos estandes e mobiliários dos órgãos nos locais dos eventos, garantindo as ligações provisórias de energia, água e esgoto, a entrega de todos os insumos necessários, como medicamentos e materiais médicos para as unidades de pronto atendimento nos circuitos das festas e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de garantir água e telefonia para os servidores que trabalham nos festejos. De forma eficiente, o sistema utilizado no CLM permite saber onde cada item de cada secretaria está alocado.
O diretor da DLP/Semge, Igor Brandão, relata que, em ocasiões como o Réveillon e o Carnaval, o CLM fica de prontidão 24h, com ênfase para a área de saúde. “Aqui temos os insumos médicos e, em caso de falta, esse material é enviado de forma rápida para onde for necessário, o que não for utilizado é redirecionado a demais unidades. A experiência tem sido exitosa”, pontua.
Anderson Salmazo, diretor do Consórcio Salvador Logística, onde está situada a CLM, conta que o serviço possui um projeto inovador, em comparação com outras cidades do país. “O ganho que a Prefeitura obtém com o centro logístico é interessante. Vemos aqui que a gestão pública se preocupa e faz uma gestão eficiente. No CLM, a Prefeitura consegue monitorar seus itens, controlar prazos de validade e lotes e não tem perda”, aponta.