A troca no Ministério do Turismo ainda não ocorreu oficialmente, mas, na prática, o deputado Celso Sabino (União Brasil–PA), dado como certo para suceder Daniela do Waguinho, já estuda projetos para desenvolver o turismo brasileiro e tem sido procurado por deputados para acertar emendas parlamentares, de acordo com relatos ouvido por Kenzô Machida, do portal O Antagonista.
Deputados do União Brasil, PP, Republicanos, Podemos e PSDB procuraram Sabino para indicar emendas parlamentares futuras. Segundo esses deputados, o Turismo envolve obras e ações em várias áreas, entre elas a recuperação de rodovias que dão acesso a praias, investimentos em meio ambiente e saneamento, entre outras frentes.
Esses parlamentares esperam que a nomeação de Sabino melhore a interlocução com o Ministério do Turismo. Eles reclamam que Daniela do Waguinho não os recebe, nem ouve seus anseios. A ideia desses deputados é que, com o futuro ministro, a negociação de emendas será mais ágil e com isso haverá mais visibilidade junto à base eleitoral.
Integrantes do governo dizem que Lula vai esperar o retorno ao Brasil de Daniela — ela passa a semana em Portugal —, para definir como ficará o comando da pasta. A proposta do Palácio do Planalto é que ela peça exoneração.