terça-feira 2 de julho de 2024
Home / NOTÍCIAS / Celebração dos 120 anos da Irmandade dos Homens Pretos marca encerramento das atividades do semestre da CMS
segunda-feira 22 de julho de 2019 às 11:18h

Celebração dos 120 anos da Irmandade dos Homens Pretos marca encerramento das atividades do semestre da CMS

NOTÍCIAS


Na última quarta-feira (17), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador (CMS), aconteceu a Sessão Especial em homenagem aos 120 anos da Irmandade dos Homens Pretos. A sessão foi idealizada pelo vereador Sílvio Humberto (PSB) com o objetivo de celebrar a importância histórica da Irmandade na história de Salvador.

“A irmandade representa a resistência cultural e identitária do nosso povo. Esses 120 anos devem ser celebrados e relembrados pela nossa Salvador”, ressalta Sílvio sobre o propósito da sessão. O evento também contou com a presença de autoridades e lideranças religiosas, a exemplo do Prior Adonai Passos, e da vice-Prior Nilsa Bonfim.

A Rosário dos Pretos

A irmandade Rosário dos Pretos foi criada pelos/as negros/as escravizados/as com o propósito de preservar as suas tradições religiosas. O catolicismo fortemente presente nesse período, influenciou o surgimento e fortalecimento da identidade negra dentro dessa religião, resultando no chamado “Afrocatolicismo”, unindo o cristianismo e o bakongo – catolicismo das regiões do Congo e Angola.

Uma das principais particularidades do Rosário estão na veneração dos santos/as negros/as, a exemplo de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, e no uso de elementos culturais negros durante as missas, a exemplo de cantos, danças e instrumentos que refletem a cultura negra.

Veja também

‘Negociações estão avançadas para regulamentação da reforma tributária’, diz Pedro Lupion

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!