Buscando o marco de se tornar um polo na economia regional, o município de Brumado ainda dá passos lentos para unificar o bloco de municípios da microrregião.
A cidade está em uma boa crescente na saúde, educação e infraestrutura, bem como vem se destacando no empreendedorismo após a instalação da Sala do Empreendedor. No entanto, falta a administração dar mais atenção para o crescimento do comércio e indústria local, uma vez que o município não conta com uma secretaria voltada diretamente ao setor, conforme o site Achei Sudoeste.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, há 20 anos, a entidade vem cobrando dos gestores que assumiram a chefia da administração a criação da pasta no intuito de o poder público e a iniciativa privada andarem mais alinhados no fomento à geração de emprego e renda, não apenas para o município, mas para toda sua microrregião.
“Estamos batendo nisso há muito tempo, sempre sugerimos que fosse criada a secretaria de indústria e comércio em nossa cidade, mas nenhum dos gestores nos deram atenção. Com isso, ficamos só na espera da boa vontade”, lamentou o presidente da CDL. Do ponto de vista do dirigente, Brumado como cidade polo não agrega o incentivo ao turismo, o que poderia ser melhor explorado diante de sua grande área de riquezas naturais, com uma gigantesca biodiversidade no interior da caatinga, além do resgate de suas boas festas. “Falta essa parceria, cumplicidade entre o poder público e o nosso comércio. Já estendemos a mão para isso, mas falta agora a reciprocidade da nossa administração”, pontuou Messias.