O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), anunciou nesta última terça-feira (16) que colocará o parecer da reforma da Previdência para votação nesta quarta-feira (17). A decisão foi tomada em reunião com os coordenadores de bancada após 12 horas de debates.
O colegiado preferiu retomar a reunião que já estava marcada para logo mais às 10h, em vez de adiar a votação para a próxima semana. Na última segunda-feira (15), Francischini havia feito um acordo com os deputados para que a matéria fosse discutida ontem até as 22h, e votada na nesta próxima semana, depois do feriado da Páscoa.
O presidente da CCJ se liberou do acordo após os partidos da oposição terem descumprido parte dele, durante a manhã. Eles haviam se comprometido a não apresentar requerimentos para obstruir a sessão. “Deixei muito claro que, se não houvesse obstrução na discussão que foi na manhã de hoje, eu me comprometia a encerrar a discussão às 22h. No entanto, esse acordo foi desrespeitado pelo PSol, que apresentou requerimentos de obstrução. Demoramos quase duas horas para entrar na discussão da matéria. Como eles não respeitaram, estou liberado desse acordo”, explicou Francischini.