domingo 22 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / CCJ da AL-BA tenta descarte light de projetos inconstitucionais

CCJ da AL-BA tenta descarte light de projetos inconstitucionais

domingo 13 de maio de 2018 às 06:12h

O deputado Rosemberg Pinto (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia, está empenhado numa delicada tarefa: convencer os colegas que apresentaram projetos de lei flagrantemente inconstitucionais a retirá-los para evitar a rejeição:

‘Fica desagradável ter que dizer que não dá nem para ir a plenário. Ainda mais agora, que é ano eleitoral. Na CCJ, há quase 800 projetos, 90% deles sem nenhuma condição’, disse Rosemberg.

Curioso é que alguns membros da própria CCJ estão no rol dos que devem ser convencidos. O deputado Euclides Fernandes (PDT), por exemplo, tem quatro com pareceres contrários.

Um deles trata da aquisição de alimentos na merenda escolar, algo regido por lei federal. Outro proíbe que a Assembleia faça homenagens a condenados pela Justiça, o que é pertinente a uma mudança no regimento interno da Casa.

Diz Rosemberg que na gênese da questão está a mordaça que a Constituição de 1988 impôs aos estaduais:

‘Deputado não pode fazer projeto que gere despesas. Ora, até uma simples placa alusiva a uma data gera despesas. É por isso que a Assembleia fica entregando medalhas e títulos’, afirmou.

A desvalorização dos deputados estaduais invade também a campanha eleitoral. Eles preveem que vão ficar com migalhas na partilha dos recursos de campanha. A lei é benevolente com os federais. Com eles…

 

 

 

 

 

Por Levi Vasconcelos

Veja também

Investigação mira viagens de Alcolumbre em jatinho de empresa beneficiada por emendas

Segundo reportagem de Elijonas Maia, do canal CNN, direto de Macapá, o Ministério Público Federal (MPF) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!