A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e o Serviço Geológico do Brasil (SBG/CPRM) lançam, na quinta-feira (8), o Mapa Tectônico-Geocronológico do estado da Bahia e suas Implicações Metalogenéticas, em evento transmitido através do canal do YouTube da CPRM. Executado entre 2018 e 2020, através de Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos, o mapa abrange a parte norte do Cráton do São Francisco e possibilita a identificação de novos depósitos minerais, atraindo, consequentemente, novos investimentos em pesquisa e produção mineral.
Esta identificação de áreas é possível através das informações disponibilizadas pelo mapa, que apresenta as principais unidades, as feições estruturais mais expressivas, além de ampliar o conhecimento sobre o contexto tectônico em que as mineralizações se formaram no tempo e espaço, em termos de ambiências e regimes tectônicos. Todas essas informações contribuem para o reconhecimento do potencial mineral da Bahia e na valorização desses espaços, que no futuro poderão ser licitados e, a partir de então, impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.
“A Bahia é um dos estados mais bem estudados geologicamente. Esse mapa é fruto de um trabalho de pesquisa realizado pelos nossos técnicos, e que estamos lançando em conjunto com a CPRM. A pesquisa é só a primeira etapa. A partir do mapa, mostramos o enorme potencial mineral da Bahia e seguimos na nossa missão de trazer investimentos privados para o estado, que vão impulsionar o desenvolvimento, gerando emprego e renda para os baianos”, afirma Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM.
Com início programado para às 15h, o evento contará com palestras técnicas e debates, e terá a participação de João Leão, vice-governador do Estado da Bahia; Frederico Bedran Oliveira, diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral da SGM (Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral); Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM; Esteves Colnago, diretor-presidente da CPRM; Rafael Avena, diretor-técnico da CBPM; e Márcio Remédio, diretor de geologia e recursos minerais da CPRM.
O mapa e a sua nota explicativa foram editados em português e inglês, e estarão disponíveis para o público no site CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – Governo da Bahia, assim como os seus arquivos vetoriais.