Conforme lembrou Levi Vasconcelos em sua coluna no A Tarde, a situação do deputado Marcell Moraes (PSDB) era delicada, especialmente depois que o colega dele, Targino Machado (DEM) foi cassado. Os dois ganharam no TRE de 4 a 3 e perderam no TSE de 7 a 0.
Às cassações de Marcell e Targino se soma a outra, a do Pastor Tom, que se elegeu pelo Patriotas e mudou para o PSL. Aí está um fato único na história do legislativo baiano de acordo com a coluna: três deputados cassados numa só legislatura, os três da oposição.
Tom foi cassado porque perdeu o prazo de filiação, Targino acusado de usar a clínica dele, que atende pelo SUS, com fins eleitorais e Marcell, acusado pelo Conselho de Medicina Veterinária de desprezar protocolos para castrar animais com fins eleitorais.
Suplentes
A pergunta de agora: e os votos de Marcell serão mantidos na coligação PSDB ou anulados? Os de Tom foram mantidos, mas os de Targino foram anulados. Se acontecer a mesma coisa, pelas sobras, quem pega a vaga é a própria oposição, no caso, Tiago Correia (PSDB) se efetiva.