segunda-feira 1 de julho de 2024
Casos de água furtada aumentam 18% na segunda maior cidade da Bahia, segundo a Embasa — Foto: Reprodução/TV Subaé
Home / NOTÍCIAS / Casos de água furtada aumentam 18% na segunda maior cidade da Bahia
sexta-feira 22 de setembro de 2023 às 07:15h

Casos de água furtada aumentam 18% na segunda maior cidade da Bahia

NOTÍCIAS


A quantidade de água furtada na cidade de Feira de Santana, a segunda maior da Bahia, aumentou conforme a TV Subaé em quase 18% no primeiro semestre deste ano quando comparado a todo o ano passado. Foram 1.277 ligações clandestinas a mais e a quantidade daria para abastecer, por 6 meses, uma cidade como Conceição da Feira, que tem cerca de 20 mil habitantes.

De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que detalhou os dados do furto de água, no primeiro semestre deste ano foram cerca de 8.392 casos de ligações clandestinas de água na cidade que fica a cerca de 100 km de Salvador. Durante todo o ano passado, foram 7.115 casos, o que representa o aumento de 18%.

Salen Brito, gerente comercial da Embasa, informou que ao identificar a ligação clandestina, a empresa faz uma autuação administrativa para o cliente e uma multa é aplicada. O valor é baseado no período em que a fraude ficou ativa.

“Nós fizemos um cálculo de uma multa e posteriormente a gente faz a aplicação dela. O cliente recebe a multa na fatura”, destacou a gerente.
Salen afirmou que a fraude prejudica o abastecimento total de água da localidade.

“Quem está com a ligação irregular, não tem consumo consciente porque não vai pagar por aquele volume. Diante disso ela acaba consumindo de forma irrestrita e isso pode prejudicar o abastecimento local”, relatou Salen.

A ligação clandestina de água é uma prática criminosa, prevista no Código Penal Brasileiro e passível de pena de reclusão de 2 a 8 anos, além de aplicação de multa, por se caracterizar como furto qualificado.

Veja também

As novas descobertas sobre corrupção no TJ-BA: “ponta de um novo iceberg”

A investigação de corrupção no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) descobriu recentemente conforme Robson …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!