Ninguém admitirá isso agora, mas conforme a coluna de Bela Megale, no O Globo, se Fernando Haddad não for eleito governador de São Paulo, há grandes chances de que seu futuro esteja em Brasília, caso Lula se torne presidente. Ele é apontado por integrantes da cúpula petista e da campanha de Lula como um nome “cotadíssimo” para assumir o Ministério da Fazenda.
Petistas relataram à coluna que, antes de ser preso na Lava-Jato, em 2018, Lula queria que Haddad fosse o chefe da pasta da Fazenda, caso fosse eleito. O próprio Haddad chegou a dizer em entrevista naquele ano que, antes de ser convidado para ser vice de Lula, foi sondado pelo ex-presidente para esse posto. O convite aconteceu antes do julgamento que condenou Lula no Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4) e o colocou na prisão.
Haddad é advogado e tem mestrado em Economia. Ele participa da maioria das conversas que Lula tem realizado com o empresariado e é ativo na construção das propostas econômicas dos seus planos de governo.