A lista de casamento do ex-presidente Lula (PT), 74 anos, com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, 56, não para de crescer. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha, a festa está marcada para o dia 18. Se a ideia inicial do casal era fazer uma cerimônia bem restrita, convidando apenas familiares e amigos que os dois têm em comum, a dificuldade de abrigar todas as pessoas muito próximas do petista exigiu um pouco mais de flexibilidade.
De cem nomes há algumas semanas, a lista já chega a quase 150 convidados —com chance de crescer.
Mas as dificuldades de Lula ainda são grandes. Aos 74 anos, ele fez centenas de amigos ao longo da vida e de uma jornada política intensa.
Apenas a família dele terá cerca de 30 pessoas na festa –e isso porque somente os cinco filhos, com noras e genros, os oito netos, os irmãos e os cunhados foram chamados.
Os sobrinhos tiveram que ficar de fora, por absoluta incapacidade de disparar convites a todos em um formato de cerimônia restrita: Lula teve sete irmãos e tem dezenas de sobrinhos. Escolher quais dentre eles compareceriam à celebração criaria uma saia justa desnecessária.
Um dos critérios do casal foi incluir na lista pessoas que são consideradas igualmente amigas de Lula e de Janja. Chico Buarque e sua mulher, Carol Proner, por exemplo, foram convidados. Gilberto Gil e Flora Gil também, bem como Daniela Mercury e Malu Verçosa.
Velhos amigos de Lula, como o advogado Roberto Teixeira e o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho, estão na apertada lista.
O advogado Cristiano Zanin e a mulher dele, Valeska, filha de Roberto Teixeira e afilhada de Lula, também foram chamados, bem como o advogado Marco Aurélio de Carvalho e sua mulher, Alessandra.
Políticos que têm relação com a família, ou que estão bem próximos do petista nessa fase da vida, foram incluídos. Entre eles estão a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-governador do Piauí Wellington Dias, o senador Jaques Wagner, os deputados federais Rui Falcão e Alexandre Padilha, que é médico da família, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e sua mulher, Ana Estela, o deputado estadual Emídio de Souza e sua mulher, Gabriela Araújo, e Aloizio Mercadante. Geraldo Alckmin e a ex-primeira-dama de São Paulo, Lu Alckmin, também receberam convites.
Janja fez questão de incluir na lista funcionários que trabalham com o ex-presidente.
Seguranças que convivem diariamente com o casal foram dispensados do trabalho e devem comparecer como convidados.
Nenhum dos convidados, nem mesmo os mais íntimos de Lula, sabe onde será a festa.
O horário só está sendo revelado agora —será às 19 horas. E mesmo assim, o segredo só foi quebrado por insistência de convidadas que queriam saber que roupa vestir e que maquiagem usar –se para o dia, mais suave, ou para uma festa noturna. Segundo uma delas, as mulheres precisavam da informação também para marcar horário no cabeleireiro.
Lula e Janja vão se arrumar em lugares separados, seguindo a tradição de cerimônias de casamentos católicos. Ela subirá ao altar usando um vestido da estilista Helô Rocha.
A benção deve ser dada por dom Angélico Sândalo Bernardino, que conhece Lula desde os anos 1970.