Volodymyr Zelensky e sua mulher, Olena Zelenska, foram fotografados para a edição de outubro da Vogue americana pela famosa fotógrafa de celebridades Annie Leibovitz. A capa da revista com a primeira-dama da Ucrânia foi divulgada nesta quarta-feira (27).
As imagens do casal —que acompanham uma reportagem sobre a invasão russa e o desenrolar do conflito na Ucrânia— vêm dividindo as redes sociais: houve elogios à iniciativa, mas também críticas ao presidente e à sua mulher por terem posado para Leibovitz em meio a uma guerra que já dura cinco meses.
“Zelensky tem feito um trabalho espetacular em derrotar os russos na guerra de informação. Sessão fotográfica em tempos de guerra para a Vogue: uma má ideia”, escreveu no Twitter o cientista político Ian Bremmer, presidente da consultoria Eurasia.
Outros críticos veem uma espécie de “glamourização” do conflito e alegam que a Vogue não deu o mesmo espaço a ucranianas comuns vítimas da guerra, relata O Globo. Em uma das fotos, Zelenska aparece ladeada por soldados no aeroporto de Hostomel, na frente do que parecem ser os destroços de um jato de guerra —vestida e maquiada como em um editorial de moda.