sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Casa Civil: entenda o que é e o que faz o ministério de Ciro Nogueira
terça-feira 27 de julho de 2021 às 12:27h

Casa Civil: entenda o que é e o que faz o ministério de Ciro Nogueira

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Pasta será comandada por Ciro Nogueira (PP-PI), defensor do governo na CPI da Covid. Chefe da pasta atua na articulação política e é o principal interlocutor do presidente no Palácio.

A reforma ministerial anunciada pelo governo Bolsonaro começou com uma troca no comando da Casa Civil.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do PP e integrante do Centrão, substituirá o atual titular, Luiz Eduardo Ramos, na função.

O ministro-chefe da pasta é considerado o braço direito e o principal interlocutor do presidente da República dentro do Palácio do Planalto.

Conforme lei que estabelece a organização e atribuições dos ministérios da Esplanada, cabe à Casa Civil assistir diretamente o Presidente da República no desempenho de suas atribuições, especialmente:

  • na coordenação e na integração das ações governamentais;
  • na análise do mérito, da oportunidade e da compatibilidade das propostas, inclusive das matérias em tramitação no Congresso Nacional, com as diretrizes governamentais;
  • na avaliação e no monitoramento da ação governamental e da gestão dos órgãos e das entidades da administração pública federal;
  • na coordenação e no acompanhamento das atividades dos Ministérios e da formulação de projetos e políticas públicas.

A Casa Civil coordena a integração entre os ministérios da Esplanada, além de diversas ações do governo federal. O ministro da pasta costuma ser ouvido antes de decisões importantes de governo e ajuda na articulação política junto ao Congresso Nacional.

O gabinete da Casa Civil fica no quarto andar do Palácio do Planalto, ao lado da Secretaria de Governo, hoje ocupada pela ministra Flávia Arruda (PL-DF) e próximo ao gabinete presidencial, localizado no terceiro andar.

A estrutura do órgão é composta por um gabinete, uma secretaria executiva, assessorias especiais e órgãos específicos, como:

  • Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais: acompanha formulação e análise de projetos governamentais, além de coordenar e integrar ações do governo;
  • Subchefia de Articulação e Monitoramento: monitora os objetivos e as metas prioritários definidos pelo Presidente da República. Coordena, monitora e avalia os resultados dos programas e dos projetos considerados prioritários pelo presidente;
  • Secretaria Especial de Relações Governamentais: atua nas atividades de interlocução junto aos Ministérios e aos demais órgãos e entidades da administração pública federal;
  • Secretaria Especial de Relacionamento Externo: assessora o ministro em assuntos estratégicos internacionais. Contribui, em coordenação com outros órgãos, para a promoção de investimentos externos no Brasil e articula participação interministerial nos Processos de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Veja também

Queijo brasileiro está entre os 10 melhores do mundo em competição internacional

Um queijo brasileiro feito com leite de vaca conquistou uma posição entre os 10 melhores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!