Em reunião interministerial presidida pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, na quarta-feira (15), no Itamaraty, mais de 20 ministérios apresentaram iniciativas prioritárias com vistas ao relacionamento bilateral entre Brasil e China.
Foi um encontro preparatório para a realização da VII Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), colegiado que trata das relações entre os dois países e é co-presidido pelos seus vice-presidentes.
O secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, destacou iniciativas que devem atrair o interesse da China, principal parceiro comercial do Brasil atualmente. “Nós apresentamos uma série de leilões que vamos ter esse ano, principalmente do setor de linhas de transmissões. Chamamos atenção para a mobilidade urbana, através de empresas chinesas que fabricam ônibus elétricos, como já temos em algumas cidades, a exemplo de Salvador e Campinas, pontuou Cavalcanti.
Entre os objetivos do PPI, está a atração dos fabricantes chineses de aerogeradores. A proposta é construir uma parceria que viabilize o incremento de investimentos em energia renovável. A China é o país com o maior aporte de investimento nos projetos do programa.
Ainda de acordo com Marcus Cavalcanti, a reunião desta quarta-feira, permitiu uma rodada prévia de temas que pautarão a viagem do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, à China. A viagem está prevista para ocorrer no final do mês de março.