A Casa Branca divulgou neste último sábado (31) imagens da reunião da última sexta-feira (30) em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, receberam o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Filipe Martins.
Os representantes brasileiros conversaram, entre outros assuntos, sobre a Amazônia. Segundo Eduardo, o presidente Donald Trump disse ter um “carinho especial com a América Latina”.
Eduardo é cotado pelo pai, Jair Bolsonaro, para ser embaixador do Brasil em Washington (D.C.). A indicação tem que ser publicada no Diário Oficial da União. Depois, o deputado precisaria ser sabatinado na CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado.
O governo norte-americano já concedeu o agrément –consentimento para que determinado diplomata estrangeiro seja nomeado para função em seu território– ao deputado federal.
O presidente Jair Bolsonaro comemorou a reunião em seu perfil no Twitter: “Brasil e Estados Unidos nunca estiveram tão alinhados”.
O encontro não foi mencionado por Donald Trump, nem em seu perfil no Twitter, nem em entrevista à imprensa na Casa Branca no fim da sexta-feira (30). O deputado Eduardo Bolsonaro e o ministro Ernesto Araújo também não fizeram anúncio formais depois da reunião.