Já imaginou quanto custaria um Fusca lançado na década de 80 em 2023? O modelo da Volkswagen marcou gerações. O sucesso foi tão grande que a “Baratinha” da marca alemã, um dos apelidos carinhosos do carro, ficou com a coroa de modelo mais vendido do Brasil por 24 anos consecutivos, relembra Gabriel Sérvio e Bruno Capozzi, do Olhar Digital.
Em 1985, por exemplo, o carro estava perto da sua primeira despedida do mercado e era o veículo novo mais barato do país. Convertendo o valor em reais, o Fusca saia na faixa dos R$ 4,4 mil na época.
O salário mínimo em 1985 valeria hoje R$ 60, ou seja, para ter um Fusca zero na garagem era preciso juntar 73 salários mínimos (mais de seis anos de serviço).
Quanto custaria o mesmo Fusca hoje
- Hoje, com valor corrigido, o mesmo carro custaria quase R$ 60 mil, ou seja, 13 vezes a mais que o preço original.
- A boa notícia é que com o salário mínimo atual (R$ 1.320), o trabalhador precisaria de “apenas” 45 salários para pagar pelo Fusca ano 1985.
- No fim da linha, o “Fuscão” sairia hoje um pouco mais caro que os principais carros populares modernos.
- O valor atual do Renault Kwid e do Fiat Mobi, por exemplo, fica um pouco abaixo disso com os descontos atuais do governo e das montadoras.
Um pouco da trajetória
- A longa história do modelo que começou a ser produzido por aqui em 1959 foi de altos e baixos, saindo de linha em 1986 e voltando em 1993 como o famoso Fusca Itamar.
- A despedida em definitivo só veio em 1996 na Série Ouro, com a demanda em baixa e com a chegada de concorrentes mais modernos ao mercado nacional.
- Em 1998, a Volkswagen relançou o Fusca repaginado como New Beetle. O visual até lembra um pouco o original, porém quase nada foi aproveitado.
- A mecânica era a mesma do Golf e o motor passou para a dianteira do carro. O preço também subiu, posicionando o carro como um modelo mais premium da VW.
Hoje, dependendo do ano e versão, o Fusca pode ser encontrado no mercado de seminovos por menos de R$ 20 mil ou até mais de R$ 150 mil, e se tornou item cobiçado por fãs e colecionadores.