sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação/Volkswagen
Home / NOTÍCIAS / Carro popular: com a inflação, quanto custaria um Fusca dos anos 80 hoje?
segunda-feira 19 de junho de 2023 às 12:03h

Carro popular: com a inflação, quanto custaria um Fusca dos anos 80 hoje?

NOTÍCIAS


Já imaginou quanto custaria um Fusca lançado na década de 80 em 2023? O modelo da Volkswagen marcou gerações. O sucesso foi tão grande que a “Baratinha” da marca alemã, um dos apelidos carinhosos do carro, ficou com a coroa de modelo mais vendido do Brasil por 24 anos consecutivos, relembra Gabriel Sérvio e Bruno Capozzi, do Olhar Digital.

Em 1985, por exemplo, o carro estava perto da sua primeira despedida do mercado e era o veículo novo mais barato do país. Convertendo o valor em reais, o Fusca saia na faixa dos R$ 4,4 mil na época.

O salário mínimo em 1985 valeria hoje R$ 60, ou seja, para ter um Fusca zero na garagem era preciso juntar 73 salários mínimos (mais de seis anos de serviço).

Quanto custaria o mesmo Fusca hoje

  • Hoje, com valor corrigido, o mesmo carro custaria quase R$ 60 mil, ou seja, 13 vezes a mais que o preço original.
  • A boa notícia é que com o salário mínimo atual (R$ 1.320), o trabalhador precisaria de “apenas” 45 salários para pagar pelo Fusca ano 1985.
  • No fim da linha, o “Fuscão” sairia hoje um pouco mais caro que os principais carros populares modernos.
  • O valor atual do Renault Kwid e do Fiat Mobi, por exemplo, fica um pouco abaixo disso com os descontos atuais do governo e das montadoras.
Volkswagen Fusca.
Imagem: Volkswagen/Divulgação

Um pouco da trajetória

  • A longa história do modelo que começou a ser produzido por aqui em 1959 foi de altos e baixos, saindo de linha em 1986 e voltando em 1993 como o famoso Fusca Itamar.
  • A despedida em definitivo só veio em 1996 na Série Ouro, com a demanda em baixa e com a chegada de concorrentes mais modernos ao mercado nacional.
  • Em 1998, a Volkswagen relançou o Fusca repaginado como New Beetle. O visual até lembra um pouco o original, porém quase nada foi aproveitado.
  • A mecânica era a mesma do Golf e o motor passou para a dianteira do carro. O preço também subiu, posicionando o carro como um modelo mais premium da VW.
Novo Fusca (ou New Beetle).
Novo Fusca (ou New Beetle). Foto: Divulgação/Volkswagen

Hoje, dependendo do ano e versão, o Fusca pode ser encontrado no mercado de seminovos por menos de R$ 20 mil ou até mais de R$ 150 mil, e se tornou item cobiçado por fãs e colecionadores.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!