O esquema especial montado pela Polícia Militar e pelo Departamento de Polícia Técnica para o Carnaval de Salvador, que começa oficialmente nesta quinta-feira (28) e vai até a quarta-feira de cinzas (6), foi conhecido pelo Ministério Público estadual em visitas técnicas realizadas ontem e hoje pelo procurador de Justiça Geder Gomes, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp). Questões como o atendimento a mulheres vítimas de crimes, realização de perícias e estrutura de trabalho dos policiais foram avaliadas nas visitas.
A primeira visita técnica foi realizada ontem às instalações do DPT, oportunidade em que o diretor-geral Elson Jefferson apresentou os dados referentes ao planejamento do órgão para o carnaval: serão 300 servidores trabalhando, que atuarão nos cinco postos do DPT e em três postos integrados com as demais polícias. “A Bahia é pioneira em relação à presença da polícia técnica diretamente no circuito da festa. Há um planejamento estratégico cobrindo os circuitos principais e com retaguarda bem montada no DTP para receber os casos para ali encaminhados, como delitos sexuais, lesões corporais e até casos mais drásticos como eventuais homicídios”, afirmou Geder Gomes.
Segundo o procurador de Justiça, um dos objetivos da visita técnica foi conhecer o protocolo específico de atendimento das mulheres vítimas de violência sexual. O diretor informou que os eventuais casos identificados nos circuitos são objetos de triagem e depois direcionados para as áreas específicas, como a área de saúde, delegacias ou sede do DPT.