O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PTB), teve uma reunião, na última sexta-feira (14), com o comandante da 6ª Região Militar, general Marcelo Arantes Guedon. Na ocasião, o oficial conduziu o parlamentar às diversas instalações do Quartel da Mouraria.
A visita teve início no Espaço Cultural do Quartel da Mouraria, onde estão expostas diversas obras referentes a fatos históricos envolvendo o Exército brasileiro. Como, por exemplo, a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial; a história de Maria Quitéria, a Batalha de Pirajá, a Origem da 6ª Região Militar e a Guerra do Paraguai, dentre outros. O Espaço Cultural utiliza diversas ferramentas de multimídia.
Dentre outras instalações, Carlos Muniz visitou também o Centro de Operações da 6ª Região Militar. No local, o general Guedon fez uma apresentação sobre a estrutura organizacional do Exército e a sua atuação em obras de infraestrutura e ações sociais, como, por exemplo, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o processo de transformação da Operação Carro-Pipa.
Fortes de Salvador
Durante a visita, Carlos Muniz foi informado sobre o processo de inscrição na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para 19 fortes brasileiros serem agraciados com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Deste total, cinco estão localizados em Salvador. São eles o Forte de Santo Antônio da Barra, Forte Santa Maria, Forte São Diogo, Forte Monte Serrat e o Forte São Marcelo. Segundo o capitão Marco Antônio, ainda neste ano a Unesco vai deliberar sua decisão.